terça-feira, 30 de julho de 2013

Tecnologia Educacional

Olá caros alunos de pedagogia!
Sejam bem-vindos a disciplina de Novas Tecnologias Aplicadas a Educação. Espero que todos aproveitem ao máximo nossas experiências em aula e assim aplicando-as como futuros professores.
Esse espaço tem como finalidade a sua utilização na forma de fórum de discussão, ou seja, nossas aulas serão postadas aqui para que todos possam ter acesso fácil e posteriormente realizar comentários da mesma.



AVALIAÇÃO:

•Atividades postadas no blog – (0,0 - 5,0)
•Trabalho bimestral – (0,0 – 3,0)
•Assiduidade – (0,0 – 2,0)
•Prova bimestral (0,0 – 10,0)

•A nota bimestral será realizada através do somatório de todas as avaliações e dividida por 2.
•Os trabalhos e atividades serão comentados no blog criado para atender a turma. Trabalhos digitados também poderão ser requisitados via e-mail.
•Caso haja mudanças na forma de avaliação, estarei informando sobre as mesmas.



CONTEÚDOS ABORDADOS NA DISCIPLINA: 

•Pressupostos e perspectivas das novas tecnologias de comunicação e informação na educação básica.
•Concepções de aprendizagem.
•O computador como ferramenta do trabalho para o educador.
•A utilização de materiais didáticos: metodologias e materiais.
•O computador como recurso didático.
•O uso educacional da Internet.



Bibliografia básica

COX, Kenia Kodel. Informática na educação escolar. São Paulo: Autores Associados, 2003.

DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

FREIRE, Wendel (org.). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

Bibliografia complementar

PAIS, Luiz Carlos. Educação escolar e as tecnologias da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

LEITE, Lígia Silva et al. (Org.). Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.

MAGDALENA, Beatriz Corso. Internet em sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação. 5. ed. São Paulo: Érica, 2002.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 17. ed. Campinas: Papirus, 2010.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 4. ed. Campinas: Papirus, 2010.



OBJETIVOS

Desenvolver habilidades de refletir e analisar sobre a importância do uso das novas tecnologias de comunicação e informação na educação, diferenciando as diversas abordagens do uso do computador e outros recursos tecnológicos na educação.

_________________________________________________________________________________
1ª Aula

Nativos digitais/Imigrantes digitais
LEIA: http://www1.folha.uol.com.br/saber/983798-leia-entrevista-do-autor-da-expressao-imigrantes-digitais.shtml

Políticas Públicas de Inclusão digital:
Conteúdo da aula: https://docs.google.com/presentation/d/1x_iKBGwVHI2B54Nvs3ow88_T34LfKbdoT75HYtgjcrk/edit#slide=id.p14


27 comentários:

  1. Acredito que esse assunto é bastastamte importante para a melhoria de qualidade da nossa educação, para que possamos nos atualizar favorecendo sempre a produção em sala e beneficiando tambem o aluno.
    Vanessa luana Deleon Ferreira

    ResponderExcluir
  2. o assunto abordado hj é de extrema importancia para a nossa pratica dentro do processo educacional na escola
    lucinara rodrigues oro

    ResponderExcluir
  3. gostei muito da aula,foi de bastante compreenssão e conhecimento não só pŕa m,im más pra todos os meus colegas ,inclusive contando que este assunto é de extrema importancia para nos professores que teremos que saber lidar e compreender tudo isso .Eu nem memso sabia o que era o proinfo e as suas ramificações ,o caat,agora eu já compreendo um pouco do assunto o que é necessario para saber lidar com as novas tecnologias que vão surgindo e as que já existem.
    raquel ramirez caceres

    ResponderExcluir
  4. As novas tecnologias nos mostra como é importante para nos futuros professores sabermos utilizar os meios tecnologicos na educação principalmente nos planejamentos.
    Tãnia Regina

    ResponderExcluir
  5. em um mundo globalizado e tomado pelas novas tecnologias é importante o futuro professor conviver e se adequar a essas tecnologias para então aplicá-las em sala de aula com os seus alunos e para si mesmo como é o exemplo do planejamento online. As novas tecnologias se mostram essenciais na área da educação.

    Jonatan Samaniego

    ResponderExcluir
  6. E uma matéria muito interessante, porque nos mostra como utilizar a tecnologia de forma que favoreça a todos e também com essa disciplina obtemos melhor compreensão das novas tecnologias, assim obtendo maior conhecimento.
    Claudia Akemi.

    ResponderExcluir
  7. a disciplina da novas tecnologias é muito interesse é contribui para nos futuros pedagogos utilizar dos benefícios que os meios tecnológicos oferecem.

    Luzinete Meira

    ResponderExcluir
  8. A disciplina será de muita valia, pois nós futuros professores devemos estar sempre antenados as novas tecnologias para que possam ser utilizadas em beneficio dos alunos, além de a aula ser diferenciada irá atingir a todos inclusive aos alunos nativos e irá deixar cada vez mais o tradicional para traz.

    Karen Vilalba de Souza

    ResponderExcluir
  9. O Conteúdo abordado desde então ,é muito importante facilitando a prática Pedagógica dentro da sala de aula . Assim , criando Professores Inovadores , que sabem como lidar com novas tecnologias , muito importante no mundo atual , "o mundo globalizado do século XXI".
    A Tecnologia libera a mente humana para funções cognitivas mais complexas, transformando os paradigmas de produção e distribuição de informações e conteúdos. É Importante que o pedagogo saiba que nem tudo que é antigo é ruim ,e nem tudo que é novo é bom.A tecnologia esta muito presente no mundo da criança , através de Computadores ,celulares , tabletes e etc . A Integração do Professor á novas tecnologias ,é algo que com certeza não se deve faltar em uma sala de aula inovadora .
    A Matéria , e os conteúdos Propostos pelo professor Rubens . E algo que facilitara muito a Formação de nós futuros Pedagogos .
    A Aula ,foi muito boa , nos mostrando e ensinando como esta tendo a inclusão digital no mundo escolar .

    ResponderExcluir
  10. As aulas de tecnologia Aplicadas na Educação é de suma importância, uma vez que as tendências educacionais atuais é a evolução das tecnologias e as crianças de hoje são nativos digitais em tecnologias. O professor deve estar atualizando com frequência, e no caso nós estaremos recebendo essas atualidades educacionais ainda na graduação, o que já vai ser de grande valia.Saber das funções e o que oferece o Proinfo, proinfo integrado e E-proinfo, CAAT e o UCA foi maravilhoso. Assim além de nós atualizar entendemos que Estado e Município nós da suporte e capacitação continuada para uma Educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  11. Ao falar de educação nos tempos de hoje, fica difícil não falar sobre tecnologia, pois são praticamente dois temas que andam juntos, o professor tem a necessidade de buscar algo inovador em seu método de ensino e os alunos estão sempre ligados nesse mundo virtual e portanto o professor deve estar por dentro desses TICs. A aula foi muito produtiva, como futuros pedagogos essa disciplina nos ajudará a trabalhar com essa nova geração, propondo-nos uma educação tecnológica de muito conhecimento e oportunidades de aprender a fazer, elaborar trabalhos e atividades educacionais virtualmente. Agora nos resta incluir-nos nessa era digital e prestar muita atenção no que o professor tem a nos oferecer!

    ResponderExcluir
  12. Apesar de não estar presente na primeira aula, li o artigo e considero a disciplina de extrema importância. Novas tecnologias surgem a cada dia, e os professores necessitam de uma formação cada vez mais abrangente nesse aspecto. Uma vez que, nossos futuros alunos já nascem inseridos nesse meio tecnológico e o utilizam de diversas formas. Por isso, a grande necessidade de sabermos usar a tecnologia como nossa aliada para a formação de um aluno-cidadão cada mais crítico e atuante na nossa sociedade.
    Maria Vitória M. Alves

    ResponderExcluir
  13. Olá caros alunos, é muito bom observar que sob seus olhares a educação e a tecnologia caminham juntos, como vimos na nossa primeira aula, os alunos já nascem envolvidos por toda uma tecnologia que os propiciam na informação e comunicação, logo é papel do professor orientar enquanto educador como os discentes podem fazer uso de tais tecnologias para obterem o conhecimento de forma satisfatória.

    Abraços;
    Rubens Paz.

    ResponderExcluir
  14. a aula de hoje me fez refletir bastante sobre as tecnologias e os por ques de como utiliza-lás,afinal as mesmas irão estar presente em nosso dia a dia e terão que ser bem trabalhadas com nossos alunos para que eles possam conseguir atender as exigencias tanto do ensino aprendizagem quanto do mercado de trabalho,afinal a escola prepara os alunos para serem cidadão e atenderem as necessidades da sociedade,logo este é um fato que deve ser muito estudado,e tambem muito planejado pois devem se ter várias fatores que influenciaram para que isso ocorra com grande exito,que se possa ter uma aprendizagem significativa para o aluno e professor,deve se capacitar e compreender as utilidades e desutilidades da internet e suas outras formas de comunicação ,pois como tudo ela possui seus dois lados(negativo e positivo),do qual se o professor não estiver atento não poderá estar acompanhando seus alunos ou até mesmo ensina los pois os mesmo não sabem lidar com aquela situação,eu propriamente tinha me perguntado o por que de ter que esudar sobre as tecnologias ,qual seria sua importancia e funçaõ na sala de aula,e tambem ouvi vários comentarios parecidos,alguns a favor da tecnologia outros contra porque traria maleficios a educação ,porem agora eu consigo compreender que devemos sim trabalhar com as tecnologias ,más saber trabalhar o seu lado que nos favoreça e não irmos pro lado que nos trara prejuizos ou que não nos beneficiara,pois como todos sabemos há varios casos que não são considerados bons que vem juntamente com as tecnologias ,como os vicios e jogos,sites inadequados que são fatos prejudiciais não só a saude do individuo mas ao seu convivio social,intrapesoal e interpessoal,porem não levando em conta esse lado e sim o outro lado da tecnologia ,ela nos traz beneficios amplos que nos dão oportunidades de trabalhos que nos abrem grandes portas e nos levam ater uma vida mais aconchegante digamos assim,e assim nós como docentes que queremos ser devemos nos preparar e preparar os nossos alunos a saber lidar com essas novidades,unindo essas tecnologias com o ensino aprendizagem,lembrando que devemos sempre ter um objetivo a seguir e a ser conquistado,e ainda mais nos dias de hoje que as crianças quese que já nascem conectados as tecnologias variadas,e isso cada dia mais irá ser um fator espansivo ao qual os professores serão os responsaveis pelo ensino deste alunos ,más não pensemos que tecnologias são apenas computadores,celulares más sim tudo que o home construiu para saciar alguma de suas necessidades,como por exemplo um lapis ,caneta,carteira,mesa e tudo mais que possamos imaginar,tecnologia é tudo que temos a nossa volta algumas boase outras não ,lembrando que as escolas devem se adaptar as novas formas de conhecimento ,aplicando metodologias compativeis com cada epoca e realidade encontrada,tendo criatividade e ousadia de nao ter medo de errar ,buscando sempre trazer o novo para os alunos,para que nãofiquemos parados no tempo.logo desde cedo se empenhar em fazer a difrença e que esta diferença,realmente faça a mudança.assim termino esta ula satisfeita com o conteudo ministrado pelo professor,tendo compreendido um pouco mais sobre o assunto e a sua importancia não apenas em sala,mas na propria sociedade.
    raquel ramirez caceres

    ResponderExcluir
  15. comentario acima foi comentado em local indevido ,logo copiei e colei na outra pagina
    raquel ramirez caceres

    ResponderExcluir
  16. a aula de hoje me ajudou a entender que a tecnologia ajuda bastante na forma de ajudar as criança aprende muito mais facil com os jogos educativos..

    JUCIELI ALVAREZ BARBOSA

    ResponderExcluir
  17. A entrevista dada pelo senhor Mark Prensky deixa bastante clara qual é o posicionamento que professores considerados imigrantes digitais devem assumir frente os alunos considerados nativos digitais, concordo quando ele aponta que é uma questão de cultura e de atitude principalmente. O modo como o professor enxerga o seu papel frente às exigências do século XXI e que fará a diferença na educação. Colocar-se como mediador do conhecimento assumindo uma postura de humildade e reconhecendo que conhecimento é adquirido de forma conjunta, onde um ensina o outro.
    Cinthya Lorena Larrea Viera.

    ResponderExcluir
  18. Por mais que a tecnologia avança ela jamais supera o homem em seus conhecimentos, e sim o homem supera ela na aprendizagem, e o professor acaba sendo sempre o mediador de conhecimentos e superaçoes diante da tecnologia. O professor deve estar sempre preparado para suprir as necessidades do alunos, pois estes ja trazem um conhecimento relevante no que diz respeito a tecnologia.Como tudo a tecnologia tambem tem seu lado positivo e negativo sendo assim devemos saber como utiliza-las e conduzir os alunos de como fazer o uso corretamente.
    Cleia Regina T.M.Schuster

    ResponderExcluir
  19. Assim como o mundo se atualiza, o professor tambem deve estar atualizado e buscando trazer isso para dentro da sala de aula, adorei saber que neste semestre estaremos aprendendo e aperfeiçoando os nossos conhecimentos em relaçao as novas tecnologias.
    Comentario sobre a primeira aula.
    Cleia R.T.M.Schuster

    ResponderExcluir
  20. 1-Nos como futuros professores, temos que trazer vários tipos de metodologias para se aplicar aos nossos alunos, e a tecnologia e uma delas que é uma fonte de informação excelente quando e bem utilizada, ou seja e necessário porque facilita e também incentiva a prática do estudo, o mundo esta se inovando a cada dia e hoje cada vez mais precisamos ter conhecimento disso para saber lidar com as coisas.

    2- Em questão ao questionamento sim, a tecnologia e essencial porque hoje em dia e a nossa ferramenta de trabalho nos dias atuais e também ela ajuda crianças com necessidades especiais a aprenderem facilitando assim o ensino aprendizagem.

    3- Que e uma ferramenta muito boa que nos ajuda, basta cada um saber usar a tecnologia a favor do aluno e do professor também.

    4- Sim, todos temos que estar preparados hoje quanto mais nos aprofundarmos e obtermos conhecimento o mercado de trabalho nos aceita como bons profissionais.

    5- Sim por um lado, está certo hoje em dia não podemos se conforma só com alguma coisa, temos que buscar e buscar e trazer coisas novas para dentro da sala de aula, assim como a tecnologia que vem inovando o ensino aprendizagem dos nossos alunos.

    Questionamento - Claudia Akemi Kuniyoshi

    ResponderExcluir
  21. Oi professor sou a aluna Indiamara Rodrigues Oro e em sua primeira,realizei o comentário no final da aula, mas em sua outra aula dia 06/08 estava visualizando os posts e o meu não estava lá, já comentei com o senhor,mas torno avisa-lo, estarei escrevendo outro comentário novamente... Em sua primeira aula podemos observar o quanto a tecnologia cresceu em nossas vidas, e com os outros já esta nascendo junto. Segundo a aula ficou claro que devemos tornar a inclusão digital, ou seja,usa-la de modo que venha ser um bem significativo as nossas vidas, servindo pra o crescimento profissional e pessoal, mas também não fechar os olhos e ver somente o lado positivo, pois existe os dois, a lado bom e o ruim, pois sera nós que escolheremos o lado, que em nosso âmbito escolar esta inclusão possa se tornar uma motivação para o conhecimento...

    ResponderExcluir
  22. Nós como futuros professores(as), temos que estar sempre atualizados com as novas tecnologias, pois as novas tecnologias podem ser usada em sala de aula, porém o professor deve se especializar e saber utilizar de maneira benéfica para as aulas. Até porque a grande maioria dos alunos de hoje em dia, já dominam um computador, tablet e outros equipamentos, portanto nos como professores devemos sempre estar atualizados e aperfeiçoando nos conhecimentos!

    Wiviane Dias Rodrigues

    ResponderExcluir
  23. Essa disciplina de Tecnologia é de extrema importância para nós futuros educadores, devemos sempre estar se atualizando para acompanhar as mudanças e inovações tecnológicas, para torná-la uma aliada em sala de aula.

    Ivânia de Oliveira Pereira

    ResponderExcluir
  24. A Aula Proporcionada Pelo Professor Rubens ,Sobre a Inclusão Digital , me mostrou a suma importância da tecnologia no âmbito infantil , me auxiliando muito para a reflexão da capacitação tecnológica educacional dos Professores nesta grande era digital . Promovendo e reforçando o pensamento de que á muito pouco Professores capacitados na área de tecnologia dentro das instituições escolares . Assim Prejudicando os alunos , pois a tecnologia é um meio indispensável dentre a sociadade .
    Cintia Simone Lauxen

    ResponderExcluir
  25. Realmente é uma questão que nos leva a refletir e muito. Bom sabemos que o mundo esta em continuo processo e temos a necessidade de acompanhá-lo e como a tecnologia esta em alta nos dias atuais, a escola, os professores e os alunos precisam atualizar-se e por essa questão é importante usarmos dela em nossa escola como fonte de aprendizado. Esse mês a revista Gestão educacional n°99 ago. 2013, trata esse assunto com privilégio, no qual o jornalista Gilberto Dimenstein acredita que a sala de aula é coisa do passado e aponta as novas tecnologias como ferramentas de aprendizado daqui pra frente e diz que "vivemos a época do compartilhamento de dados, o aluno compartilha tudo, com a escola não vai ser diferente". Muitas escolas já estão se situando, trabalhando com a informatização, professores estão recebendo formação continuada. A maioria que trabalha na área da educação ou que estão entrando concordam que é uma necessidade do uso da tecnologia nas escolas, primeiro porque o professor é uma fonte de conhecimento no qual estará passando para o aluno, preparando o para a sociedade, e como um aluno que não tem condições de ter um computador ou outro meio de comunicação em casa vai entrar para a sociedade sem conhecer essas tecnologias? Hoje em dia é essencial para sua formação principalmente profissional, o mercado de trabalho exige que o individuo saiba algo de computação. Algumas pessoas tem condições de pagar um curso , porém outras não e as escolas precisam rever os métodos aplicados pelos professores e sugerirem ou ate mesmo impor que é preciso levar seus alunos a salas de recursos. É claro que há experiências malsucedidas com computador em sala de aula, alguns não sabem usar, quebram, não funciona, alguns jovens e crianças sabem usar, mas não de maneira produtiva , muitos não tem a maturidade para o uso crítico e ético e fora que a internet mostra muitos conteúdos inapropriados para crianças e adolescentes que acabam influenciando no comportamento deles. Certamente ha uma competitividade em relação dos que tem condições de comprar um notebook ou um celular da ultima geração só para mostrar que é melhor que o do outro e isso também influência no comportamento de cada um. Um professor pode mudar e fazer a diferença nessa inclusão digital trabalhando igualmente com todos os alunos, alertando-os dos perigos da internet, trabalhar com projetos que movimentem e que conscientizem os alunos sobre como usar a tecnologia para o beneficio deles e da família. O professor tem que estar por dentro dos TICs e trabalhar de forma pedagógica e que interessem aos seus alunos, por isso há a necessidade do professor fazer sempre cursos de formação continuada, para não parar no tempo. Aluna: Tathiane Afonso

    ResponderExcluir
  26. A tecnologia é algo que já não pode ser deixada de lado nos dias atuais, principalmente quando se trata de alunos de uma determina escola, e de extrema importância que os professores busquem se capacitar cada vez mais pois as novas gerações exigem isso.
    Existem casos de professores que deixa de trabalhar com coisas novas dentro de sala de aula, pois muitas vezes não sabe como manusear alguns equipamentos tecnológicos e devido a isso muitas vezes suas aulas acabam sendo cansativa para os alunos que já estão muito adiantado quando em relação a tecnologia.
    Enfim é por esse motivos que o professor deve buscar conhecer cada vez mas das novas tecnologia, pois alem de se aperfeiçoar ele também ira acompanhar seus alunos e tornar sempre suas aulas mais interessantes.
    Fernanda Jessica Rocha Siqueira.

    ResponderExcluir
  27. Estamos cada vez mais dependentes das tecnologias e diante de tantas facilidades que ela nos proporciona muitos nativos digitais acabam esquecendo-se de que precisam saber viver sem tanta tecnologia, afinal muitas vezes ficamos reféns delas, quando,por exemplo, ocorre uma queda de energia ou ficamos sem sistema de comunicação, as coisas param não conseguimos nem mesmo comprar alguma coisa, pois tudo é digital, a balança, o leitor do código de barras, e por ai vai. Com certeza essas tecnologias são ótimas, porém precisamos encontrar um meio termo para que não fiquemos assim tão dependentes dela.
    Celina Janú Nieddermayer

    ResponderExcluir